Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Lisbonices

Uma mulher do Norte à conquista da capital

Lisbonices

Uma mulher do Norte à conquista da capital

19.01.17

Feliz Ano Novo Chinês!


Another Modern Myth

16143068_224846567975098_6187076879286740836_n.jpg

 

Por estas alturas, a comunidade chinesa espalhada pelo mundo, Portugal incluído, celebra o Ano Novo Chinês, ou a Festa da Primavera.

 

Este ano, as celebrações são organizadas pela Embaixada da China, em conjunto com as câmaras municipais de Lisboa, Porto e Portimão, bem como a Região Administrativa Especial de Macau e de Portugal, com o apoio de instituições chinesas e das diversas associações da comunidade chinesa em terras lusas.

 

Segundo o evento oficial criado pela organização no Facebook, o Ministério da Cultura da República Popular chinesa vai enviar para o país a Companhia de Ópera Wu de Zheijiang, bem como um grupo de artesãos e a Companhia de Dança da Escola Secundária Pui Ching, de Macau.

 

Os portugueses também se juntam à festa, com atuações de artistas como a fadista Cristina Nóbrega, o Rancho Folclórico da Figueira da Foz, o Coro Molihua e o Coro Infantil Cantat.

 

No Porto, a festa começa no dia 19 de janeiro, com uma dança do dragão a invadir Santa Catarina e um concerto de ópera no Coliseu do Porto. 

 

No mesmo dia, mas em Portimão, haverá demonstrações de atividades artesanais tradicionais daquele país, como teatro de sombras ou recortes de papel. 

 

em Lisboa, as celebrações concentram-se nos dias 21 e 22 de janeiro, com iniciativas na Avenida Almirante Reis e na Praça do Martim Moniz. Pela capital vão acontecer alguns desfiles, bem como espetáculos e feiras tradicionais, distribuídos entre as 11h00 e as 18h00.

 

Quem pretender mais informações sobre a festança pode espreitar a página dedicada ao acontecimento, no Facebook.