Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Lisbonices

Uma mulher do Norte à conquista da capital

Lisbonices

Uma mulher do Norte à conquista da capital

29.10.16

Como me deslocar em Lisboa - Uber


Another Modern Myth

unnamed.jpg

 

Agora que já sabemos como chegar até Lisboa, importa saber COMO nos deslocarmos na capital. Eis algumas dicas para quem se quiser deslocar na cidade:

 

Transportes privados

Escolhi propositadamente começar pelos meios de transporte privado pois esta foi uma semana particularmente difícil para os transportes públicos (filas de espera, poucas carruagens no metro, obras por todo o lado a atrasar as carreiras... etc). Falamos disso muito em breve, sim? No entretanto, não vos quero assustados com os transportes lisboetas... Prefiro ver-vos a viajar com estilo. Tratamos do passe no início do mês, fica combinado :)

 

Uber - O mais conhecido dos serviços do género, Uber é já sinónimo de alternativa a táxi (para ódio de muitas famílias). É um serviço de transporte privado que se pede através de uma aplicação de smartphone e que costuma ficar mais em conta que os táxis tradicionais. Atualmente, está disponível em Lisboa, Porto e Algarve.

 

Divide-se em três categorias de preços, consoante a cilindrada do carro que escolhemos: UberX corresponde aos carros ditos "normais", UberBLACK para carros topo de gama (atenção que a tarifa é mais cara) e UberGreen, para bólides amiguinhos do ambiente.

 

Para utilizar a Uber pela primeira vez, basta sacar a aplicação, criar uma conta e associar um cartão de credito, MBNET ou conta Paypal à mesma. Antes da viagem começar, é possível indicar qual o destino e obter uma estimativa do que se irá pagar no final. Os pagamentos são feitos por débito na conta associada ao cartão (normalmente uns dias depois da viagem) e, salvo raras exceções, nunca fogem muito à estimativa dada inicialmente. 

 

Ideal para viagens curtas, qualquer percurso Uber tem como preço mínimo 2,50 euros.

 

Nota importante: O preço de uma viagem Uber é calculado segundo uma "tarifa dinâmica", que tem em conta diversos fatores, como o número de quilómetros percorridos, o tempo que demorou a viagem e a quantidade de gente a pedir Uber no momento em que também o fazemos. Por isso mesmo, não se espantem se, após uma noite de copos, a viagem até casa que, normalmente, custa meia dúzia de euros se tranforme numa conta bem mais redondinha...

 

Como em tudo, é preciso ter bom senso e estar atento/a para garantir que ir de Uber para um determinado local é, realmente, vantajoso. De resto, sempre que há muita procura numa zona, a aplicação aciona a "tarifa dinâmica", avisando o utilizador de que vai cobrar um valor extra. Felizmente, o aviso tem de ser aceite antes de se iniciar a viagem, pelo que, em caso de necessidade, sugere-se uns quantos "refreshs" à app até a coisa estar mais favorável. 

 

Dica importante: a cor que a aplicação apresenta ao ser ligada num determinado momento dá pistas sobre o grau de dificuldade em arranjar um Uber... Se a cor predominante for a da aplicação ou o verde, em princípio estará tudo bem. Se vos aparecer vermelho no ecrã, rezem ao Espírito Santo. 

 

Bonus Points: Chegaram até ao fim deste texto? Então tenho prendinha para vocês: o meu código Uber, que pode ser usado na primeira viagem com a aplicação. Depois de seguirem os passos iniciais que indiquei acima, podem ir a "Promoções", clicar em "Adicionar código" e escrever f6bna . Se o fizerem, recebem 5 euros para gastar na vossa primeira viagem (e eu, que sou esperta, recebo também). 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.