Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Lisbonices

Uma mulher do Norte à conquista da capital

Lisbonices

Uma mulher do Norte à conquista da capital

18.10.16

Como chegar a Lisboa via Porto - Comboio


Another Modern Myth

7679_971475199555415_1086348960481878616_n.jpg

 

Da série: "Como raio ir regularmente ao Porto/a Lisboa sem ficar absolutamente broke?" Parte 1

 

Para todos os novos lisboetas out there que estejam a abandonar o Norte rumo à capital, nunca é demais relembrar algumas dicas de mobilidade... Quer sejam estudantes a ingressar na faculdade em Lisboa, quer sejam jovens trabalhadores à procura de uma nova oportunidade, hoje em dia (e felizmente!) existem imensas maneiras diferentes (e baratas!) de chegar a Lisboa via Porto (ou arredores).

 

De comboio:

A viagem Porto-Lisboa (e vice-versa) pode ser feita em carris via Alfa Pendular ou InterCidades. A principal diferença entre os dois costuma ser o preço, pois em termos de tempo são bastante equivalentes (Alfa demora cerca de duas horas e meia, enquanto que no IC a viagem demora três horas).

 

Para inverter essa tendência convém estar atento/a ao site da CP, onde é possível comprar os ingressos rumo ao Norte com alguns descontos interessantes. Dependendo da antecedência, é possível comprar viagens de IC a 9,50 euros e de Alfa a 11 euros (os preços mais baixo em promoção). Já o fiz e juro que existem!

 

Sem promo, as viagens individuais custam 24,30 (IC) ou 30,30 euros (Alfa), pelo que vale mesmo a pena planear as deslocações com alguma calma.

 

Se os preços estiverem já muito altos nas carruagens mais modestas, dar uma espreitadela à primeira classe também costuma dar bom resultado: também há promos nessa categoria e, normalmente, esgotam bem menos rápido. Por vezes, é possível comprar viagem em primeira classe no Alfa por 25 euros (IC é 22 euros em promo), enquanto que uma viagem de Alfa em segunda classe custa, normalmente, 30 euros. Living the life a poupar! Woohoo!

 

Os estudantes também podem dar uma olhadela aos benefícios da bela da idade, bem como ao Cartão Jovem (I'm a proud owner of one!), que permite comprar ida e volta de IC por 37 euros em vez dos habituais 44.

 

Se tudo o resto "falhar", comprar ida e volta continua a dar bom resultado: em vez de pagarmos 48,60 euros para ir e voltar em IC, pagamos 44, enquanto que um bilhete ida-volta de Alfa passa de 60,60 para 55 euros. Bónus: comprando online é possível escolher um lugar (à janela... Todos sabemos que queres ir janela, confessa lá).

 

Foto: Catarina Costa