Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Lisbonices

Uma mulher do Norte à conquista da capital

Lisbonices

Uma mulher do Norte à conquista da capital

21.10.16

Como chegar a Lisboa via Porto - De carro (ou Boleia!)


Another Modern Myth

fotocarros.jpg

 

Da série: "Como raio ir regularmente ao Porto/a Lisboa sem ficar absolutamente broke?" Parte 4

 

Para todos os novos lisboetas out there que estejam a abandonar o Norte rumo à capital, nunca é demais relembrar algumas dicas de mobilidade... Quer sejam estudantes a ingressar na faculdade em Lisboa, quer sejam jovens trabalhadores à procura de uma nova oportunidade, hoje em dia (e felizmente!) existem imensas maneiras diferentes (e baratas!) de chegar a Lisboa via Porto (ou arredores).

 

De carro:

Well, esta é uma das opções mais caras... Segundo estima o ViaMichelin (e toda a gente que já tentou esta roadtrip), cada viagem até Lisboa custa uma média de 50 euros. Esse valor distribui-se de forma mais ou menos equitativa entre gasolina e portagens... Para além disso, a viagem demora cerca de quatro horas (se seguirem as regrinhas de velocidade como deve ser e não se armarem em Fernando Alonso). 

Dá para fazer o percurso, habitualmente, via IP1 ou A17 e A8. A diferença, confesso, parece-me pouca, mas deixo-vos contrariar-me nos comentários, se for caso disso. 

Se vos der na telha evitar portagens (há pancas para tudo), as palavras mágicas são: A32 e IC2. No entanto, fica o aviso: o que poupam em portagens gastam em tempo (que é dinheiro, dizem os antigos)... Os quilómetros são mais ou menos os mesmos (pouco mais de 300 km), mas a viagem dura bem mais de seis horas

Mas nada melhor que consultar o site da ViaMichelin para fazer um itinerário personalizado, sim?

Boleias:

Agora, na ausência de carro (ou vontade...ou dinheiro), há uma opção bastante atrativa para viajar até Lisboa/Porto: boleias! Há imensos "expatriados" portuenses pela capital que fazem esta viagem todas as semanas e procuram companhia no carro (e dividir despesas). No Facebook, existem milhentos grupos dedicados ao tema, sendo que o "BOLEIAS Porto - Lisboa & Lisboa - Porto !!" é um dos maiores, com mais de 47 mil membros

Normalmente, o condutor coloca um novo post no grupo a dizer de onde sai e a que horas e quem está interessado manda mensagem privada. Os preços costumam rondar os 15 euros por trajeto. Bonus points: é sempre uma boa maneira de conhecer portuenses em Lisboa e vice-versa :) 

Quem preferir uma coisa mais organizada pode sempre recorrer ao BlaBlaCar, uma rede de boleias com mais de 35 milhões de utilizadores em todo o mundo. Aceito mais dicas de grupos e sites, caso as tenham :)

Nota importante: Como em tudo nesta vidinha, é preciso ser cauteloso/a e ter bom senso, seja na estrada a conduzir, seja a escolher (ou dar) boleia, por isso tininho, senhores!

 

Foto: BlablaCar